Vereadores participam de Solenidade do 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha.

por Giva — publicado 12/06/2018 00h00, última modificação 12/06/2018 01h38
A data Magna da Marinha do Brasil ocorreu em 11 de junho de 1865.

A Agencia Fluvial de Porto Murtinho, unidade da Marinha do Brasil no município, realizou na manhã desta segunda-feira, 11, a cerimônia em comemoração à vitória na Batalha Naval do Riachuelo, a Data Magna da Marinha do Brasil, que ocorreu em 11 de junho de 1865. A solenidade sob o comando do Capitão-Tenente Sandro Silvestre, teve a participação do presidente da Câmara Municipal Rodrigo Fróes Acosta, dos vereadores, Fátima Vidotte, Sônia Ferreira, Marciana Britos e Jayme Evandro que assim como outros convidados e autoridades civis e militares foram recepcionados pelo Capitão Sandro Silvestre.

Os militares da Agencia Fluvial receberam medalhas e divisas de promoção na carreira.
A Batalha do Riachuelo foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha do Riachuelo, ocorrido no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se um dos principais eventos a serem rememorados. Por esse motivo a Marinha oficializou como a Data Magna da Marinha do Brasil.
Ao comemorar os 153º anos da Batalha do Riachuelo, o comandante da Agencia,
Capitão Sandro Silvestre destacou a importância da Batalha Naval do Riachuelo para o Brasil, o que possibilitou um desfecho favorável ao país na guerra Tríplice Aliança.