Vereadores participam de cerimônia de formatura em comemoração a Semana Soldado Simeão Fernandes

por Giva — publicado 14/10/2019 17h32, última modificação 03/12/2020 22h44
Em 1946, subunidade recebeu sua última denominação 2ª Companhia de Fronteira.

Coronel Eriwelton Ferreira de França e Autoridades

O presidente da Câmara Municipal de Porto Murtinho, vereador Flávio Abreu, as vereadoras Fátima Vidotte e Sônia Ferreira, participaram da cerimônia de formatura em comemoração a Semana Soldado Simeão Fernandes, o evento aconteceu na manhã desta segunda-feira 14, na 2ª Companhia de Fronteira.

(Coronel Eriwelton Ferreira de França e o Presidente da Câmara Flávio Abreu)

Foram relembrados os anos de instalação de serviços prestados à comunidade Murtinhense e da região.

O Coronel Eriwelton Ferreira de França falou a da importância desta data de fundação da Unidade Militar, que desde 1938 presta serviços de salvaguarda a soberania nacional na fronteira sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde os rios Paraguai e Apa formam a divisa dos dois países e também pela contribuição relevante à corporação, eficácia, pela parceria e aperfeiçoamento da atividade e ações da companhia.

Histórico da 2ª Companhia de Fronteira

Em 1850, 31 praças, sob o comando do Tenente Francisco Bueno da Silva, ocuparam o local denominado de “fecho dos morros”, para ali construírem um novo destacamento militar, base para o povoamento da região. Em 1938 foi criado pelo Aviso nº 30, baixado pelo Ministro da Guerra General Eurico Gaspar Dutra, a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Fronteira, com efetivo de 65 militares, todos oriundos da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Fronteira de Corumbá – MS, comandada pelo Capitão Francisco Carlos Bueno Dechamps, dois anos mais tarde, em 1940, a organização militar teve a denominação mudada para a 2ª Companhia Independente de Fronteira.

Dentre as atividades históricas da 2ª Companhia Independente Fronteira, destaca-se a participação de um contingente de 20 militares que incorporou a Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial dos quais, destacaram-se o Soldado Alcebíades Bobadilha da Cunha, que morreu em consequência de ferimentos recebidos em combate, sendo agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª classe e o soldado Simeão Fernandes, que morreu de forma heroica em combate e que atualmente da o nome ao pátio de formaturas. Em 1946,a subunidade recebeu sua última denominação 2ª Companhia de Fronteira.

Apoiando a sociedade Murtinhense, a 2ª Companhia de Fronteira, destacou-se nas enchentes ocorridas em 1979, 80 e 82, a qual neste ultimo ano citado construído a cidade de Lona, onde foram doadas e montadas pela 2ª Cia Fron.

Em 28 de março de 2007, o Presidente da República, concedeu à Companhia a Insígnia de Bandeira pelos bons serviços prestados ao Exército Brasileiro.

Em 2013 a 2ª Cia Fron enviou um pelotão com 22 militares, para integrar ao 18º Contingente brasileiro na missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (MINUSTAH), servindo o país de forma exemplar e honrosa.

Atualmente participa do Sistema de Monitoramento de Fronteira, onde implantou um Pelotão no antigo destacamento de Barranco Branco aumentando a capacidade operativa na região norte do município.

No encerramento da cerimônia a tropa desfilou em continência