Vereadores apresentam indicações e requerimentos durante a 26ª Sessão desta terça-feira 02.

por Giva — publicado 03/10/2018 23h46, última modificação 03/10/2018 23h46

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Murtinho apresentaram durante sessão ordinária desta terça-feira 02, indicações e requerimentos para o município.

A sessão foi presidida pelo vereador Elbio Balta, os parlamentares apresentaram várias indicações, atendendo solicitações dos moradores. Reparos “como patrolamento, cascalhamento, sinalização e operações de tapa buracos em vários pontos da cidade”.

Indicações dos Vereadores

Durante a sessão realizada nesta terça-feira, 02, o vereador Sérgio Bacha solicitou providências para atender aos moradores do bairro Dom referente à coleta de lixo.

De acordo com o vereador, o requerimento, endereçado a secretaria de infraestrutura sugere que o percurso dos caminhões seja ampliado e o caminhão de coleta passe em todo o bairro, segundo os moradores o caminhão passa somente na Rua seis, deixando o restante do bairro sem a coleta.

Maria Donizete dos Santos solicitou através de indicação que seja colocado iluminação e segurança no Cemitério Municipal, é muito importante que o local seja iluminado e tenha segurança que muito contribuirá para inibir a concentração de pessoas que utilizam o local em horário inapropriado e para a segurança dos moradores que residem nas proximidades e que se deslocam diariamente pelo trecho ao lado do referido local.

Ainda durante a sessão, Donizete pediu limpeza nos bueiros localizada entre as Ruas Cândido Mariano e 13 de junho, “os bueiros naquele local sempre estão entupidos e em épocas de chuvas os moradores acabam tendo suas residências invadidas pelas águas da chuva” relatou a vereadora.

Sônia Ferreira solicitou ao executivo uma “Ação Cidadania” com equipes das secretarias de Assistência Social, saúde, educação, esporte e infraestrutura na área rural iniciando na Fazenda Santa Ana. Sônia também solicitou patrolamento da estrada municipal de 23 quilômetros que liga a fazenda Santa Ana a fazenda Firme.

Em outra indicação Sônia solicitou a Secretaria Municipal de Saúde um cronograma de agendamento com a finalidade de acelerar o atendimento aos moradores da Zona Rural.

Na 26ª realizada nesta terça-feira 02, a vereadora solicitou também a reforma do parquinho localizado ao lado do Teatro de Arena, alguns pais conversaram com a vereadora comentando que alguns brinquedos estão enferrujados e ponte aguda podendo causar acidentes.

Os vereadores Zilda Duré, Jayme Evandro, Flávio Abreu e os demais vereadores requereram informações da Assistência Social referente as medidas que estão sendo tomadas com relação as pessoas com risco de vulnerabilidade, com o álcool, drogas e pessoas com acompanhamentos psiquiátricos.

Flávio Abreu, requereu informações a Secretaria de Infraestrutura a respeito das escavações de bueiros feito em frente a algumas residências no município, segundo o vereador que ouviu uma moradora, a secretaria estipulou um prazo para tapar as escavações e no momento já se passaram alguns meses e nada foi resolvido.

Fatima Vidotte solicitou a restauração do calçamento em volta ao canal de micro drenagem em frente a rodoviária, em sua justificativa vereadora comentou que a calçada e bastante utilizada para prática de caminhada e é necessária a sua restauração, a vereadora solicitou a Gerência de Trânsito do Município e a Secretaria de Infraestrutura a colocação de placas de sinalização em locais que ainda possui e podas de árvores que prejudicam a visibilidade dos motoristas e pedestres, “nos últimos dias vem ocorrendo vários acidentes decorrente da falta de sinalização em algumas ruas da nossa cidade”, comentou a vereadora.

Marciana Britos, encaminhou um ofício ao secretário municipal de saúde e a direção do Hospital Oscar Ramires Pereira, solicitando que seja repassado aos funcionários o acesso do vereador em alguns setores do hospital “O vereador é o membro do Poder Legislativo do município. Nessa condição ele desempenha, como função, a tarefa de fiscalizar” disse a vereadora.

Marciana enviou um requerimento a Secretaria Municipal de Educação para que comunique com antecedência aos pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino da área rural quando ocorrer a falta do transporte escolar, “existem pais que levantam cedo levar seus filhos e no final acabam ficando sem chegar a escola por falta de transporte”, comentou a vereadora.

Vereador Élbio Balta solicitou a infraestrutura urgência na recuperação da Rua Coronel Alfredo Pinto esquina com a Rua Coronel Ponce próximo a escola Thomaz Laranjeira, parte do serviço faltou ser finalizado está causando transtorno por ser uma área de grande fluxo de alunos.

Dois Projetos de Lei foram aprovados em primeira votação, o primeiro é sobre a transferência de uma parte de excesso de lote urbano e o segundo Projeto de Lei de autoria dos vereadores Elbio Balta e Jayme Evandro que trata do Censo, Cadastro e Inclusão para Identificação do perfil socioeconômico de pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.

Elbio disse que os vereadores estão atentos aos problemas enfrentados pela comunidade. Nas visitas que são feitas diariamente nos bairros, os vereadores verificam a situação e ouvem os moradores. Assim, quando retornam a câmara, apresentam as indicações que são encaminhadas à Prefeitura para que as providências sejam tomadas. “Além disso, também recebemos diariamente várias pessoas que nos trazem suas preocupações e solicitações. O papel do vereador é este: procurar e também receber as pessoas, atuando sempre em favor da população”, declarou o vereador Elbio.

As sessões ordinárias acontecem toda terça-feira às 18 horas na Câmara Municipal de Porto Murtinho, na Rua Doutor Costa Marques, centro.