Tráfego de caminhões na superfície do dique é denunciado pela Câmara de Murtinho

por Giva — publicado 03/12/2019 01h13, última modificação 03/12/2020 22h47
Os vereadores explicaram que o dique nunca recebeu uma manutenção e segundo as normas da empresa que a construiu é extremamente proibido o tráfego de veículos pesados em sua superfície.

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Murtinho abriram um procedimento para denunciar o tráfego intenso de caminhões e caçambas que circulam na parte superior do dique de contensão do município, o aumento no número desses veículos pesados tem sido observado pelos vereadores e causando preocupação e podendo trazer sérios problemas a população. A situação pode ser facilmente comprovada, caminhões e caçambas foram flagrados em um curto intervalo de tempo trafegando na parte superior do dique de contensão.

No dia 28 de outubro, uma parte das placas de contenção das margens do Rio Paraguai desmoronou, a parte atingida pela erosão ocorreu na parte central da cidade. A situação poderia ser catastrófica para a cidade, se o nível do rio estivesse maior.

O dique tem 9,7 quilômetros de extensão e circunda todo o perímetro urbano. Quando aumenta o nível do rio Paraguai, a água pluvial é escoada por meio de um sistema de bombeamento.