Presidida pela vereadora Sônia Ferreira, Câmara realizou a 21ªsessão nesta terça-feira

por Giva — publicado 04/09/2019 01h15, última modificação 03/12/2020 22h41
Sessão Ordinária foi realizada nesta terça-feira 03

Presidida pela vice-presidente Sônia Ferreira, a Câmara Municipal de Porto Murtinho realizou na manhã desta terça-feira 03 de setembro, a 21ª sessão ordinária de 2019.

Leitura de correspondências, moções e também o uso da tribuna que foi concedido ao senhor Fernando Marques, Presidente dos Trabalhadores Rurais e da Cooperativa Agropecuária Integrada de Porto Murtinho. Fernando levou ao conhecimento de todos a respeito do andamento do Laticínio e também dos cursos profissionalizantes que são oferecidos a população.

O legislativo esta semana terá como representante na Assomasul a vereadora Maria Donizete dos Santos, onde ela participa do Seminário de Elaboração do Plano Diretor Municipal.

Indicações dos Vereadores

O vereador Élbio Balta, protocolou uma indicação para retirada de lixos e entulhos em todas as ruas do bairro Cohab, o vereador explicou que o bairro está com o acúmulo enorme de lixos, entulhos e galhos de árvores.

Com pedidos dos moradores, Élbio solicitou o cascalhamento e patrolamento da estrada na rodovia municipal 04 de acesso a fazenda amonguijá até o entroncamento da estrada vicinal da Colônia Bocaiuval.

Outra indicação do vereador Élbio, é referente a solicitação de urgência de reparos no prolongamento da avenida laranjeiras, sentido bairro Cohab, o vereador explicou que grande parte da avenida está cedendo devido a uma enorme “erosão” que ocorre naquele local, especificamente em frente ao estádio nos dois sentidos.

Visando ampliar os acessos da população Murtinhense aos servidores da área da saúde, o Vereador Rodrigo Fróes Acosta, apresentou uma proposição onde solicita a contratação de um profissional em fisioterapia, para que os atendimentos sejam realizados no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e o público geral.

Em outra indicação de Rodrigo, o vereador comentou a falta de funcionamento do Chafariz próximo ao mercado do produtor e solicitou o funcionamento do monumento. Rodrigo Fróes também protocolou uma indicação solicitando iluminação aos monumentos na “Praça do Peixe” e “Praça dos Tuiuiús”

Em sessão ordinária desta terça-feira, a vereadora Fátima Vidotte solicitou ao superintendente substituto do DENIT, senhor Euro Nunes para que seja instalados telas de proteção, redutor de velocidade e construção de acostamentos nos pontos onde ocorrem atropelamentos de animais na Br 267. Fátima Vidotte solicitou juntamente com o vereador Élbio Balta informações do recurso no valor de R$60 mil que será destinado através de emenda parlamentar pelo deputado estadual Paulo Corrêa.

Em sessão, a Vereadora Sônia Ferreira concedeu moção de aplausos ao diretor da Escola Cláudio de Oliveira, Alessandro Pereira, a professora Fernanda Luize Vilela Ovelar e aos alunos Rafael Atanagildo Morel, Denzel W. Yarzon e Samile Palácio pelo destaque na 5º edição das Olimpíadas de Geografia do Brasil.  Os alunos conquistaram medalha de prata na competição.

A vereadora do PSDB Sônia Ferreira, encaminhou um ofício direcionado ao senador Nelsinho Trad solicitando uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a construção de uma praça para práticas de caminhadas, Sônia disse que com a construção desse local esportivo as pessoas poderão ate praticar esporte em local seguro ao invés de se arriscarem em locais de bastante movimento como a BR 267, o local para a construção da praça seria em torno do estádio Walfrido Concha.

Na sessão desta terça-feira, o vereador Sérgio Bacha apresentou  uma indicações solicitando a colocação de placas para identificar corretamente a rotatória da Avenida Laranjeiras esquina com a 13 de junho, Sérgio explicou que existem dúvidas sobre preferencial para quem utiliza a rotatória, crianças passam diariamente pelo local ao irem e ao saírem da escola e isso pode ocasionar acidentes.

O vereador do PDT Sergio Bacha, encaminhou também um ofício para AGESUL solicitando o patrolamento e cascalhamento da estrada da “Terra Vermelha” do início da placa passando pela fazenda São Lourenço até a fazenda Tupã na rodovia MS 185 antiga estrada velha.

A vereadora Marciana Britos protocolou uma indicação solicitando a recuperação da estrada rural de acesso a fazenda Cristo Rei. Conforme Marciana explicou a estrada não está em boas condições. Devido a quantidade de alunos na região a vereadora também apresentou uma outra indicação solicitando a construção de uma escola da rede municipal de ensino na fazenda Cristo Rei, a parlamentar justificou que proprietários rurais se propõem a ajudar na construção da escola, mas que precisam do apoio do executivo.

Ainda no expediente a professora Marciana Britos requereu informações dos valores gastos com médicos anestesistas, desde janeiro deste ano até o momento. Marciana também requereu informações referente a nomeação feita pelo executivo para o cargo de fiscal de obra de asfaltamento da via pública das ruas Coronel Alfredo Pinto e 14 de julho. Marciana também solicitou a reorganização de algumas placas de sinalização que estão irregulares.

Na sessão desta terça-feira, o vereador Jayme Evandro encaminhou três ofícios, uma delas foi encaminhada a Deputada Federal Rose Modesto, para aquisição de uma minivan que será destinado ao Centro Municipal de Educação Especial Leandro Rolón Romero, o vereador encaminhou também a secretária de Telecomunicações Jane Braga, solicitando a adesão do programa de Internet via satélite para as escolas do município, O vereador Explicou que o programa já existe e que atende a área rural e no momento abriu atendimento para área urbana. O último oficio encaminhado pelo vereador foi destinado a SEJUSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) ao senhor Antônio Carlos Videira, Jayme solicitou o aumento do efetivo da Polícia Civil e Miliar do município. Jayme Evandro explicou que a violência e furtos vem aumentando em nossa cidade e por isso encaminhou o pedido

No final do expediente a presidente Sônia Ferreira agradeceu a presença de todos e fez o convite para a próxima sessão no dia 10 de setembro às 09 horas da manhã na Câmara Municipal.