Porto Murtinho comemora 106 anos de emancipação.

por Giva — publicado 16/06/2018 00h05, última modificação 16/06/2018 00h16
Autoridades estaduais estiveram presente no evento.

Porto Murtinho comemorou 106 anos de fundação na manhã fria de hoje (13). A celebração foi aberta com desfile cívico militar na Rua Pedro Celestino, em frente à prefeitura no centro da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Porto Murtinho, Rodrigo Fróes Acosta esteve presente juntamente com as demais autoridades, como os deputados estaduais Lídio Lopes, Felipe Orro, Mara Caseiro, Enelvo Felini, Paulo Corrêa e Beto Pereira, os prefeitos dos municípios vizinhos Manoel Viais (Caracol), Guilherme Monteiro (Jardim). Odilson (Bonito) e Jair Scapini (Guia Lopes da Laguna).

As apresentações das escolas a das forças de segurança que compõe no município abrilhantaram a celebração.

Comemorando a data junto ao padroeiro da Capital sul-mato-grossense, Santo Antônio, Porto Murtinho coleciona história e atrai turistas pelo seu potencial de pesca.

Memória – Porto Murtinho nasce por volta de 1912 quando o engenheiro Antônio Corrêa da Costa construiu um porto de madeira na Fazenda Três Barras, às margens do Rio Paraguai, para exportar erva mate.

O lugar logo foi considerado estratégico para o comércio daquele produto, atraindo a atenção de comerciantes e empresários para a região.

Mais tarde, o município, que hoje tem cerca de 16,6 mil habitantes, foi palco de batalhas da Guerra do Paraguai e a Revolução de 1932.

Sua localização ainda hoje é vista como estratégica, na divisa com o Paraguai e perto de importantes cidades e roteiros turísticos, como Jardim, Bonito, o Pantanal do Nabileque, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, cinco aldeias indígenas, Parque Municipal Cachoeira do Apa, fazem desse exuberante cenário, enorme mercado em potencial para cultura, turismo e negócios.

Veja a Galeria completa de Fotos do desfile  (Clique Aqui)