Câmara de Porto Murtinho presta homenagem póstuma ao Ex vereador Ozório Miranda dos Santos

por Giva — publicado 18/09/2019 12h30, última modificação 03/12/2020 22h42
O Ex vereador faleceu no dia 07 de setembro de 2019

ex-vereador Ozório Miranda dos Santos, falecido no dia 07 de setembro deste ano, recebeu homenagens póstumas da Câmara Municipal de Porto Murtinho na sessão ordinária desta terça-feira 17, quando foi entregue, por todos os parlamentares da casa, Moção de Pesar em que destacava sua brilhante trajetória política, marcadas pela honradez e bom convívio com todos aqueles com quem se relacionava. Todos ouviram atentamente as palavras do seu filho Fabio dos Santos que usou a tribuna em nome dos seus familiares agradecendo o imenso apoio que recebeu de todos vereadores. O presidente Flávio Abreu, vereadores e funcionários do legislativo deram as condolências à família de Osório que estava presente na sessão.

Ozório foi vereador em Porto Murtinho por cinco mandatos, eleito a primeira vez em 1988. Seu último mandato foi em 2004. Também exerceu os cargos de secretário de Obras e presidente da Câmara de Vereadores. Junto com o então prefeito e hoje senador do Chile George Sória, foi um dos responsáveis pelo primeiro traçado da Rota Bioceânica em 1999.

Atualmente, era sargento da Reserva após servir no Exército Brasileiro por 27 anos, sendo 10 na Amazônia, 8 em Brasília e o tempo restante no Pantanal. No próximo dia 2 Ozório completaria 73 anos.

Em sequência a 23ª sessão ordinária, projetos e indicações foram apresentados e aprovados pelos vereadores.

A Vereadora Zilda Duré, apresentou uma indicação onde solicita providências na iluminação na parte interior do cemitério municipal, Zilda explicou um fato que ocorreu onde uma família acabou recebendo a notícia de um falecimento de uma pessoa e devido a situação em que se encontrava tiveram que providenciar o sepultamento do ente querido em um horário noturno. “A família ficou no escuro para fazer o sepultamento devido a falta de iluminação no local” comentou a vereadora que fez o pedido nesta indicação.   

Outra de suas indicações na sessão desta terça-feira 17, Zilda solicitou sempre que necessário nas realizações de eventos esportivos, se faça presente uma equipe técnica do serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), devido a realização de jogos, é notável a falta de presença desses profissionais da saúde caso aconteça um acidente com alguém no local.

Visando atender as reivindicações e apresenta-las ao executivo, a vereadora Zilda Duré protocolou uma indicação solicitando que seja revista ou colocada uma proteção no aterro localizada na rua João Paes de Barros, ao lado do cemitério, moradores procuraram a vereadora para questionar o uso do espeço que está servindo como depósito de aterro e que em dias de ventos fortes a poeira toma conta das casas.

“Precisamos aproveitar a estiagem para se prevenir” explicou a vereadora Zilda, comentando sobre a sua indicação onde solicita a colocação de “comportas” no canal localizado na rua Carandá, na última chuva foi aberto um canal e seria colocado também uma comporta para minimizar os problemas com o escoamento das águas mais até o momento ainda não foi colocado.

Porto Murtinho tem apresentado inúmeros focos de incêndios durante o tempo seco, em sessão ordinária desta semana, a vereadora Zilda Duré encaminhou aos órgãos competentes do município e do estado, um pedido para que o “PREV FOGO” retorne com as operações no município, ela ressaltou que Porto Murtinho já possuía este serviço e que acabou sendo desativado, passando a operar apenas nas regiões indígenas.

A vereadora Sônia Ferreira protocolou um requerimento destinado ao executivo cobrando informações a respeito da construção do posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Caacupê, “precisamos informar a real situação para população sobre o andamento da obra que até o momento não está em andamento” explicou Sônia.

Sônia Ferreira também solicitou em sessão ordinária, a implantação do Programa de Saúde no Campo para atendimento aos moradores da área rural. O programa poderá atender os moradores com consultas médicas, aferimento de pressão arterial, avaliação cardíaca, testes de glicemia, palestras sobre higiene bucal, saúde da mulher na prevenção e conscientização do combate ao câncer do colo de útero.

Em outra indicação apresentada pela vereadora Sônia Ferreira, ela solicita a revitalização do Centro Esportivo Adolfo Cabrera e da pista de atletismo no bairro Caacupê.

Sônia também protocolou uma indicação solicitando a implantação de brinquedoteca e biblioteca nas escolas municipais e ceinfs.

Sônia também solicitou a contratação de profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais para alunos da rede municipal de ensino.

A vereadora Maria Donizete dos Santos, solicitou em sessão nesta terça-feira 17, a substituição da ponte de madeira por uma ponte de concreto localizada na Colônia Bocaiuval, a vereadora comentou que grande parte da ponte está comprometida, ela ainda disse que moradores da região e o transporte escolar utilizam a rota diariamente e precisa urgentemente ser substituído.

Maria Donizete dos Santos, apresentou uma outra indicação onde solicita no propósito de se fazer a contratação urgente de Agentes Municipais Ambiental, para atuar na preservação ambiental da orla do rio e do dique. Donizete explicou que a lei para a criação é existente e precisa apenas entrar em prática.

Maria Donizete também deu entrada com emenda modificativa referente ao projeto de lei de criação do Centro de Educação Leandro Rolón Romero, a emenda acrescenta o atendimento aos alunos com dificuldade no aprendizado educacional.

O vereador Élbio Balta, protocolou uma indicação onde solicita patrolamento e cascalhamento na rua General de Oliveira no bairro Nossa Senhora de Caacupê, e a limpeza da orla do rio Paraguai nos finais de semana desde o cais até o portão de acesso ao Porto Militar. O vereador pediu que seja feito uma campanha de conscientização para que as pessoas não deixem sujeiras no local.

A vereadora Marciana Britos em conjunto com o vereador Jayme Evandro, protocolaram uma indicação onde solicitam aos gestores de educação, a aplicação do programa “estou presente professor” os vereadores explicaram que o programa tem o objetivo de evitar a baixa frequência ou abandono do aluno a escola.

Em outra indicação de sua autoria, marciana sugeriu ao executivo o desenvolvimento de ações e treinamento sobre a reutilização de resíduos sólidos.

Marciana também solicitou a implantação de redutor de velocidade na rua João Paes de Barros após o posto de combustível. A vereadora também solicitou que se faça a limpeza completa do terreno em frente à rua Jatobá.

A vereadora Fátima Vidotte, protocolou uma indicação propondo estudos para a construção de uma Marina Municipal. Fátima explicou que já conversou com o prefeito a respeito, porém as reclamações aumentaram neste sentido da construção da marina que facilitará o embarque e desembarque de barcos e lanchas.

Fátima Vidotte, apresentou uma outra indicação solicitando instalações de lixeiras na orla do rio Paraguai, e descarte correto dos lixos que são produzidos por barco hotéis, chalaneiros, turistas e cidadãos.

Fátima Vidotte em conjunto com o vereador Sérgio Bacha apresentaram uma solicitação para a regularização da coleta de todo o lixo do bairro Dom Pepe, os vereadores explicaram que o bairro está tomado pelo lixo precisa urgentemente deste serviço.

Visando reduzir custos, melhorar o desempenho e durabilidade, a vereadora Fátima Vidotte protocolou uma indicação solicitando a troca de todas a lâmpadas amarelas comum da rede elétrica das vias pública por lâmpadas de Led.

Marciana Britos, Fátima Vidotte e Rodrigo Fróes Acosta apresentaram uma indicação reiterando o pedido para a restauração da ponte de madeira na estrada da Colônia Bocaiuval.

O vereador Jayme Evandro é autor de várias solicitações de obras que buscam melhorias na infraestrutura do município, na mais recente o vereador solicitou a realização dos serviços de “tapa-buracos” na rua Doutor Costa Marques entre as ruas Amadeu Santo e Silva e Avenida Laranjeiras.

Jayme também solicitou a retirada de entulhos do Polo Universitário, o vereador explicou que o prédio publico está com acúmulo de galhos e entulhos e precisa ser retirado para evitar o aparecimento de insetos e bichos.

Na sessão ordinária desta terça-feira 17, o vereador Rodrigo Fróes Acosta, apresentou uma indicação solicitando a reforma do Centro Comunitário Da Cohab, o vereador explicou que o local precisa ser reformado e entregue aos moradores para que o local volte a ser utilizado.

Na sessão desta terça-feira 17, o vereador Sergio Bacha encaminhou um ofício direcionado a Secretaria Municipal de Saúde, ele cobrou providências a respeito do transporte dos pacientes que fazem o tratamentos específicos em Campo Grande, “a ida e o retorno das pessoas devem ser feitos em veículos exclusivos, para que o tratamento não sofra alterações devido os pacientes ficarem com imunidade baixa e também para evitar situações desagradáveis ” explicou Sérgio.

O vereador ainda emitiu uma nota de repúdio a empresa fornecedora de energia elétrica do município, ao se tratar do atendimento de vistoria e corte, segundo o vereador, está havendo arbitrariedade com a sociedade consumidora, existem casos em que o consumidor, mesmo com o comprovante de quitação em mãos os funcionários suspendem o fornecimento encaminhando o usuário a central de atendimento para o processo de religação e isso é injusto, disse Sérgio.

Na sessão desta terça-feira três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores, a próxima sessão está marcada para o dia 24 de setembro às 09:00 da manhã na Câmara Municipal.