Câmara de Murtinho relembra os 65 anos de criação da lei que declarava utilidade pública municipal o Clube dos Caiçaras.

por Giva — publicado 13/09/2018 00h10, última modificação 13/09/2018 00h10
A lei foi comentada pelos vereadores na 23ª sessão realizada nesta terça-feira 11.

A Câmara Municipal realizou a 23.ª Sessão Ordinária, excepcionalmente, na noite de terça-feira 11, em Porto Murtinho. Na abertura dos trabalhos do legislativo os vereadores comentaram sobre a Lei Municipal número 012 de criada em 10 de setembro de 1953 onde foi declarada utilidade pública o Clube dos Caiçaras, completando 65 anos na data de 10 de setembro deste ano.

Indicações dos Vereadores

Elbio Balta e Jayme Evandro solicitam a colocação de redutores de velocidades na Rua Coronel Alfredo Pinto em frente à escola Thomaz Laranjeira, na Rua 13 de maio em frente a escola José Bonifácio, e na Rua Coronel Ponce em frente a escola Primeiros Passos. ”Assim, veículos e motocicletas serão obrigados a reduzir a velocidade, ampliando a segurança de todos, especialmente dos alunos e pedestres”, afirma.

Outra indicação dos vereadores é referente à contratação de um médico emergencista no hospital Oscar Ramires Pereira. A contratação deste profissional servirá para diagnóstico e tratamento de pacientes que necessitem de cuidados rápido em uma situação imprevista, sem agendamento prévio, com uma doença ou lesão aguda.

.

Vereadores Sergio Bacha e Flávio Abreu solicitaram a colocação de películas protetora (insufilmes), nos vidros das janelas dos ônibus e vans escolares da rede municipal de ensino. As crianças sofrem muito com o calor, e a colocação da película ajudaria muito protegendo essas crianças. Em outra indicação os vereadores solicitaram ao executivo a contratação de um mecânico para manutenção de veículos do município principalmente os veículos escolares.

Sergio Bacha e a vereadora Sônia Ferreira encaminharam uma indicação pedindo a imediata recuperação de duas pontes entre as fazendas Amonguijá e São Francisco.

A vereadora Marciana Britos visando atender aos pedidos dos indígenas de todas as aldeias que pertencem ao município, levando em conta que a extensão territorial de Porto Murtinho é bastante extensa solicitou ao executivo para que uma vez ao mês disponibilize um van ou ônibus, para que os mesmos possam fazer suas compras na cidade. Marciana solicitou em outra indicação direcionada a secretaria de infraestrutura a possibilidade de o caminhão pipa molhar a Rua Pedro Celestino e demais ruas que sofrem com o tempo seco e a poeira diariamente. Marciana solicitou limpeza e cascalhamento entre a Rua Luiz de Albuquerque e João Paes de Barros, no bairro Caacupê, segundo a vereadora cerca de 50 crianças passam diariamente no local.

Rodrigo Fróes Acosta solicitou a continuidade de cascalhamento na parte superior do dique, iniciando exatamente em frente ao Porto Militar. Os serviços foram realizados parcialmente e é importante para que seja retomada, essa é uma reivindicação de pessoas que utilizam o local para prática de caminhada.

Maria Donizete dos Santos solicitou juntamente a Secretaria Municipal de Assistência Social, a divulgação do programa ID JOVEM do Governo Federal, o programa exige alguns critérios que abrange a secretaria como, por exemplo, o acesso ao NIS, o programa que atende a juventude oferece 100% de desconto no pagamento de passagens estaduais, meia entrada na compra de ingressos para eventos culturais, esportivos e artístico em todo o Brasil. É um programa muito bem elaborado mais por falta de informação, alguns jovens acabam não usufruindo.

A vereadora Fatima Vidotte solicitou ao executivo que seja feito um “Leilão” com os veículos que não estejam mais em condições de uso, com a arrecadação no leilão, o valor poderá ser aplicado na compra de novos veículos.

Projetos de Lei

Em primeira votação foi aprovado o projeto de lei que altera a Lei Orgânica no qual impõe o direito de o legislativo empenhar emendas parlamentar. Também foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que autoriza a doação de uma área pública a um particular que ocupa o local há mais de 40 anos no Bairro Salim Cafure.

O presidente do Legislativo agradeceu a presença de todos e fez o convite para a próxima sessão que está marcada para o dia 18 de setembro às 18 horas na Câmara Municipal.