Câmara de Murtinho realizou sessão nesta quarta-feira

por Giva publicado 14/08/2019 21h15, última modificação 03/12/2020 20h39
16ª Sessão Ordinária foi realizada nesta quarta-feira 14.

A Câmara Municipal realizou a 16ª Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira 14, na sessão foram discutidos diversos temas e trouxe vários problemas repassados pela comunidade aos vereares que apresentaram esses pedidos através de indicações que serão encaminhadas ao executivo para solução dos problemas. 

 

A vereadora Zilda Duré solicitou o patrolamento da estrada da fazenda Santa Cruz e fazenda São Fernando, a vereadora atendeu o pedido dos moradores que já possuem o aterro, e necessitam apenas fazer o patrolamento com as máquinas, o pedido já foi encaminhado à secretaria de infraestrutura. Zilda, também cobrou providências na manutenção da rede de esgoto localizada na rua João Paes de Barros esquina com a General de Oliveira, esquina próximo a ponte de entrada do bairro Dom Pepe.

O vereador Jayme Evandro, apresentou uma indicação que solicita a colocação de lâmpada nas ruas Capitão Cantalice com a rua Alfredo Pinto e também na Coronel Ponce entre a rua Alfredo Pinto e Avenida Laranjeiras. De acordo com o vereador, há a urgente necessidade da instalação de novas lâmpadas e troca das lâmpadas que estão queimadas nestes locais, o que vem provocando desconforto aos moradores, uma vez que a escuridão na rua proporciona um ambiente mais propício aos atos criminosos e de vandalismo. A indicação será enviada à Secretaria de Infraestrutura para que a mesma tenha conhecimento do fato e possa analisar a viabilidade dos reparos e sua execução.

Jayme Evandro também pediu que os serviços de tapa-buracos sejam realizados na rua João Pessoa entre a rua Dr Costa Marques e rua Coronel Alfredo Pinto.

 

O vereador Élbio Balta, apresentou na sessão desta quarta-feira 14, na Câmara Municipal uma indicação solicitando à secretaria de infraestrutura serviços urgentes de tapa-buracos na rua Francisco de Oliveira no bairro Cohab, em frente à escola Iza Maria até o final do prolongamento.

Os colegas parlamentares já haviam protocolado uma indicação à Prefeitura apontando a necessidade do serviço no local, em resposta as reclamações dos moradores a respeito das péssimas condições da via. No entanto, até o momento o serviço não foi executado.

Em outra indicação apresentada, Élbio pediu a retirada de lixos e galhos de árvores nas vias pública da vila Célia. O vereador explicou que os moradores estão bastante apreensivos com o problema, já que é foco direto para mosquitos que podem transmitir doenças para a população que reside na localidade.

A vereadora Marciana Britos, apresentou uma indicação onde solicita a reforma da “guarita” localizada no KM6, a vereadora explicou que o local é bastante utilizado por estudantes e moradores que aguardam o transporte escolar no local.

Marciana também pediu que seja feito a reforma da passarela de acesso de pessoas ao rio Paraguai. Marciana explicou que o “corrimão” da passarela está em condições ruins, onde turistas, moradores e crianças que estudam no lado brasileiro utilizam com frequência o local e por isso é necessária a reforma.

Em suas indicações, marciana solicitou também o cascalhamento e patrolamento da estrada vicinal da colônia Bocaiuval, nas proximidades da chácara do senhor Maurílio e da senhora Maria.

A vereadora ainda apresentou uma indicação solicitando recursos através de emenda parlamentar ao deputado estadual Coronel Davi, para a instalação de uma academia ao ar livre no estádio de futebol do bairro Nossa Senhora de Caacupê.

Marciana Britos também solicitou através de indicação, a instalação de rede de esgoto na rua Aroeira bairro Cohab, ao lado do cemitério.

O vereador Rodrigo Fróes Acosta, apresentou na sessão desta quarta-feira 14, na Câmara Municipal uma indicação solicitando à secretaria de infraestrutura serviços cascalhamento e nivelamento da rua Margarida esquina com a rua Nelson Ribeiro Ferez e rua Esperança no bairro Salim Cafure. Rodrigo explicou que a indicação apresentada é uma solicitação dos moradores daquela localidade.

Rodrigo Fróes, solicitou também que seja feita a correção no serviço de construção da vala em frente ao prédio do Fórum, o vereador explicou que motoristas, ciclistas e pedestres enfrentam dificuldades no momento de utilizar o espaço da calçada.

Na sessão desta quarta-feira, Rodrigo Fróes apresentou uma indicação onde solicita a implantação de um redutor de velocidade na rua Dr Costa Marques, próximo a escolas Thomaz Laranjeira e Alfa. Conforme o vereador, em horários de maior fluxo como é de costume, os alunos correm risco de sofrer acidentes devido a falta do redutor de velocidade.

A revitalização da praça Thomaz Laranjeiras também foi sugerida através de indicação feita pelo vereador Rodrigo Fróes Acosta, e aprovada pelos demais colegas, a indicação solicita os reparos nos bancos, iluminação, gramado e pinturas, o local precisa urgentemente de reforma.

O vereador Sérgio Bacha, solicitou a instalação de placas de sinalização com limite de velocidade próximos as escolas, principalmente nas ruas Dr Costa Marques e Coronel Ponce, equina da escola Thomaz Laranjeira. O documento será encaminhado a gerência de trânsito do município. O vereador disse que a indicação tem o objetivo de melhorar a segurança do trânsito na entrada e saída das escolas.

Na sessão realizada nesta quarta-feira 14, o vereador Sérgio encaminhou um ofício direcionado ao Diretor Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Ricardo Gonsalves Ferreira, Sérgio Bacha solicita a liberação para que as empresas realizem a limpeza necessária nas redes de transmissão das antenas da Oi e Vivo, na zona rural e urbana. O vereador explicou que as antenas possuem “Ninhos” de pássaros e com o passar do tempo o cabeamento pode sofrer interferência prejudicando ainda mais o sinal que já é de péssima qualidade.

Na sessão ordinária desta quarta-feira 14, a vereadora Sônia Ferreira, apresentou uma indicação solicitando a secretaria municipal de saúde que o atendimento aos moradores da zona rural seja priorizado no ESF do bairro Salim Cafure.

Em primeira votação, a Comissão Permanente de Justiça e Redação Final deu o parecer favorável, onde passa a vigorar as sessões ordinárias que terá normalmente a duração de três horas, iniciando as nove horas da manhã das terças feiras.

O projeto visa acelerar os encaminhamentos da casa destinadas ao executivo e ao mesmo tempo facilitar o acesso dos trabalhos dos vereadores quando se trata da participação da comunidade nas sessões, desta forma acreditamos que a população poderá acompanhar o trabalho de cada vereador.

O presidente do Legislativo Flávio Abreu agradeceu a presença de todos e fez o convite para a próxima sessão que está agendado para o dia 20 de agosto inda às 18 horas na Câmara Municipal.