33ª Sessão Ordinária - Vereadores solicitam ao Executivo solução para diversos problemas em Murtinho.

por Giva — publicado 21/11/2018 15h46, última modificação 21/11/2018 15h46
Diversos requerimentos com o objetivo de buscar soluções para alguns problemas foram solicitados.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Murtinho, realizada nesta terça-feira de 20 de novembro, foi marcada por várias indicações e a votação do projeto de lei numero 14/2017 que dispõe sobre o horário de funcionamento dos bares no município de Porto Murtinho, o projeto foi rejeitado pelos vereadores em segunda votação.

No expediente, o vereador Sérgio Bacha encaminhou um ofício à supervisora da SANESUL solicitando a possibilidade de um estudo para construção da rede de esgoto na Rua Carandá no bairro COHAB. Em seu comentário, Sérgio disse que os moradores não dispõem deste serviço e acabam dependendo de outros meios. O vereador solicitou um levantamento sobre quais ruas do município ainda não dispõem de rede de esgoto.

Maria Donizete solicitou a retirada de galhos, entulhos e lixos das vias públicas do bairro COHAB devido às últimas chuvas.

Ainda sobre o bairro, Donizete requereu ao executivo informações sobre as ações de planejamento e prevenção que estão sendo executadas referente às Ruas Jatobá e Carandá. Em seu comentário, a vereadora disse que o final de ano se aproxima e com ela a temporada de muita chuva na região e o município precisa estar preparado.

Seguindo o experiente, Maria Donizete solicitou a SANESUL que seja feita com urgência a manutenção na rede de esgoto da Rua Bonifácio Gomes, em frente ao Sindicato Rural. Os moradores procuraram a vereadora e comentaram a situação. Em outra indicação foi solicitado pela vereadora que a empresa ENERGISA faça reparos com relação às fiações que estão abaixo da altura necessária para passagens de veículos maiores. Na saúde pediu informações referentes ao contrato dos médicos, das empresas terceirizadas para atender a demanda, contrato da locação da van que fazia o transporte de pacientes até Campo Grande e as notas fiscais que foram pagas.

Jayme Evandro solicitou a troca de lâmpadas queimadas na Rua Doutor Costa Marques entre as Ruas General de Oliveira e José Bonifácio.

O vereador Élbio Balta solicitou os serviços de reparos na passarela e nas pontes de madeira que liga os bairros Jóquei Clube e COHAB.

O vereador Presidente Rodrigo Fróes Acosta encaminhou a solicitação dos moradores do bairro COHAB e motoristas de transporte escolar, a indicação é referente a podas de árvores no bairro e em frente às escolas, principalmente na escola Iza Maria Gaúna, onde a calçada é o ponto de recolhimento de alunos e onde ocorre um fluxo maior de ônibus. No expediente, Rodrigo solicitou a manutenção na Rua Mate Laranjeira, próximo ao mercado Nova Comercial

Sônia Ferreira solicitou ao executivo a reforma da escola municipal da Aldeia Tomázia e Barro Preto e reiterou uma indicação de sua autoria já feita em sessão passada, onde solicita a reforma da escola da Aldeia São João. Sônia disse que as escolas precisam urgentemente desta reforma. A vereadora percorreu as aldeias e na Alves de Barros ouviu as reivindicações dos moradores que solicitaram também a reforma de um barracão, o mesmo é utilizado como local de lazer pelos moradores e que no momento precisa passar por reformas.

A vereadora Zilda Duré pediu cascalhamento da Rua Pedro Celestino nas proximidades do Porto Militar e em toda a sua extensão. A vereadora requereu cópia do Processo Administrativo que contratou os serviços de engenharia e o processo Administrativo responsável pela mão de obra da casa de leis.

Marciana Britos solicitou colocações de postes, lâmpadas e tomadas no cemitério novo, à vereadora solicitou também colocação de lâmpadas na Rua Bom Jesus e Arara no bairro Salim Cafure. Marciana encaminhou também uma indicação direcionada a secretaria de infraestrutura para que seja feito uma verificação nas vias públicas que necessitam receber cascalhamento.

Em segunda votação foi rejeitado pelos vereadores o projeto de Lei que dispõe sobre o horário de funcionamento dos bares no município de Porto Murtinho.

Para trazer ainda mais transparência, a Câmara disponibiliza para consulta da população todas as proposituras em pauta e as demais que tramitam na Casa pelo site da Câmara.

As sessões ordinárias acontecem toda terça-feira às 18 horas na Câmara Municipal de Porto Murtinho, na Rua Doutor Costa Marques, centro.