10ª Sessão Ordinária- correspondências, moções e projetos foram aprovados pelos vereadores.

por Giva publicado 13/05/2019 16h47, última modificação 13/05/2019 16h47

Foi realizada nesta de terça-feira, 07/05, na Câmara Municipal de Porto Murtinho, a 10ª Sessão Ordinária do ano. Leitura de ofícios, correspondências, moções e projetos foram aprovados pelos vereadores. 

EXPEDIENTE

A vereadora Marciana Britos, solicita a limpeza da pista de atletismo e reforma do parquinho do campo de futebol no bairro Nossa Senhora Caacupê, é notado o grande volume de chuvas em nosso município e com isso os matos acabam crescendo rapidamente. Já o parquinho que é utilizado por crianças, necessita urgentemente de uma reforma.

O vereador Sergio Bacha sugere a troca de lâmpadas convencionais por LED. A sugestão foi apresentada pelo vereador por meio de indicação na sessão ordinária desta terça-feira 07. As lâmpadas LED têm um melhor desempenho, pois a iluminação pública de qualidade é essencial para o bem-estar e a segurança da comunidade, uma vez que, a luminosidade no período noturno contribui na preservação do patrimônio, inibindo   as ações de vândalos e criminosos que utilizam a vulnerabilidade do local para cometer assaltos a   residências e a pessoas que utilizam as vias durante esse período. Apesar de mais caras que as tradicionais, as lâmpadas de LED podem cooperar para uma redução de consumo de energia do município, as lâmpadas LED já são utilizadas por outros estados e municípios, comprovando economia e desempenho.

Sérgio ainda concedeu Moção de Aplausos aos deputados Vander Loubet e Fábio Trad que fizeram a assinatura da Pec 56 e pede a unificação das eleições para os próximos anos.

O vereador Jayme Evandro requer informações sobre a farmácia básica nos postos de saúde. O requerimento foi apresentado na sessão desta terça-feira 07, solicitando atualizações do estoque de medicamentos, a previsão de compra dos itens em falta e a disposição de quais estão acessíveis para a população de Porto Murtinho.

Zilda Duré solicita limpeza do campinho de futebol em frente a Mercearia Dom Pepe. o campo encontra-se totalmente tomado pelo mato, criando reservatórios de água, impossibilitando a utilização do espaço nas condições que se encontra.

É importante que seja feita a limpeza, pois o local proporciona entretenimento e lazer aos moradores do bairro.

A vereadora Zilda Duré solicita iluminação dos monumentos da cidade. Zilda disse que visitantes param diariamente no local para fazerem registros fotográficos e atualmente grande parte dos monumentos estão com a iluminação danificada e isso gera pontos negativos para o município.

Zilda pede cascalhamento e patrolamento na rua General de Oliveira. Grande parte das ruas da cidade está em precárias condições, agora com período chuvoso a situação está crítica.

 

Os vereadores Zilda e Flávio Abreu cobram informações sobre o recurso enviado através do deputado Mandetta para a construção de uma área de lazer no bairro Salim Cafure. O recurso foi solicitado junto ao ministro ainda quando exercia o cargo de deputado, de acordo com os vereadores, o valor é de 275 mil e já foi enviado ao município, porém, a área de lazer no bairro ainda não foi construída.

Vereadores Jayme Evandro e Zilda Duré requerem relatório de controle de qualidade da água fornecida ao município. Denúncias chegaram aos vereadores alertando sobre o consumo da água, ao qual se encontra com um “gosto” e uma coloração incomum para os padrões de controle de qualidade adotado.

Nos últimos dias a água que chega as residências da cidade, tem apresentado uma coloração diferente e isso está causando preocupação aos consumidores.

Jayme Evandro pede cascalhamento e patrolamento na rua Joaquim Murtinho, entre Coronel Ponce e 13 de maio. Após as chuvas é necessário que seja feito os reparos nas ruas, existem pontos que está impossível de trafegar.

A vereadora Sirley Pacheco solicita a recuperação de todas as ruas e o recolhimento de lixos e entulhos dos bairros. Devido a atual situação em que se encontra as ruas de toda cidade e a quantidade de lixos acumulados.

A vereadora Maria Donizete dos Santos solicitou A instalação de quebra-molas na Rua Tiradentes, em frente à Lia Conveniência e na esquina entre a Rua Tiradentes e a Rua 13 de junho); moradores tem relatado diariamente a presença de carretas que trafegam e alta velocidade pelo local, colocando  a vida das pessoas que fazem o cruzamento das vias em risco, a mesma região encontra-se com vários buracos e erosões, causando sérios transtornos a todos os moradores.

Donizete solicitou a Limpeza das Ruas e Troca de lâmpadas da rede elétrica: Rua Costa Marques (Quadra onde está localizado o Rotary Club); Rua Pedro Celestino (ao lado do dique que dá acesso a Vila da Marinha/Saladeiro Cuê. Na justificativa a vereadora comentou que o local está com falta de iluminação e limpeza e pediu urgência no atendimento.

 

Maria Donizete reivindica a recuperação das Ruas A e B do Residencial Dom Pepe II; e Iluminação elétrica na ponte que dá acesso ao bairro. Esses locais encontram se intransitáveis com vários buracos, erosões e poças de águas causadas pelas chuvas, dificultando a passagem de veículos e ciclistas.

A vereadora pediu ainda os serviços de tapa-buracos na Rua 13 de junho em toda sua extensão. “Não podemos aceitar que o problema se estenda. A manutenção das vias precisa ser imediata. Porque a população sofre com as ruas esburacadas. Nas vias sem asfalto o tráfego fica mais difícil, em alguns bairros muitos moradores ficam sem conseguir chegar a suas casas. Totalmente ilhados”, avaliou.

Ainda nos requerimentos, Donizete solicita um cronograma com as datas de pagamento referente ao acordo firmado no dia 22 de abril, juntamente com a comissão de negociação salarial no quadro de funcionários com salário atrasado e requereu também a Cópia do contrato de locação do imóvel/Termo de Cooperação onde funcionam os Projetos Sociais do Município (Matriz da Igreja Católica).

 

A vereadora Fátima Vidotte sugere parceria entre o executivo Municipal e a Associação dos Comerciantes de Porto Murtinho com a instalação no prédio localizado ao lado da Secretaria de Educação, onde funcionava “Junta Militar”.

Fátima disse que com a nova gestão, apoio parlamentar e um local de atendimento os representantes das classe terão maior respaldo no momento em que solicitarem informações.

 

Fátima Vidotte solicita limpeza de terrenos baldios.

Considerando o grande número de terrenos baldios que se encontram com acúmulo de mato e sujeira em nossa área urbana, entendemos que esta medida é necessária e urgente, tanto para a manutenção da limpeza como para a prevenção de doenças como a dengue, Aedes Aegypti e Chikungunya sendo considerado uma questão de saúde pública.

 

Os vereadores Elbio Balta e Zilda Duré, solicitam patrolamento e cascalhamento em toda extensão da rua General de Oliveira.

Atendendo ao pedido dos moradores, os vereadores pedem patrolamento e cascalhamento da Rua General de Oliveira.

A indicação atende o apelo dos moradores, motoristas, pedestres e ciclistas, as ruas estão esburacadas, com muitas valetas, dificultando a mobilidade de todos que passam pelo local.

Ainda na General Oliveira, o vereador solicita a troca de lâmpadas queimadas da rede elétrica.

Elbio fez um requerimento solicitando cópias dos contratos com da empresa Marpav, as notas de empenho, os comprovantes de prestação de serviços executados e o valor pago a empresa responsável pelo recapeamento da Avenida Laranjeira e outras vias do município.

Rodrigo Fróes Acosta solicita que seja aberta um diálogo entre as empresas já instaladas e as que futuramente possam se instalar no município, o motivo é que seja estipulado pelo executivo uma porcentagem no contrato de mão de obra local, caso seja fornecido incentivo fiscal para essas empresas.

A vereadora Sônia Ferreira solicita “Mutirão da Limpeza” em toda a cidade. Esta semana a vereador encaminhou ao Executivo Municipal uma série de indicações, entre elas é para que seja feito mutirão de limpeza em todos os Bairros da cidade, praças e áreas públicas estão sujas e cobertas de entulho e lixo.

O aniversário da cidade se aproxima e muitas pessoas visitam nossa cidade nesse período festivo.

Sonia também pediu a reabertura do ESF 4 (Rural) e que seja utilizado estrutura no bairro Salim Cafure.

error while rendering plone.comments