História

por Interlegis — última modificação 03/11/2015 12h15
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras.

O Município de Porto Murtinho

 

A história do Município de Porto Murtinho teve início por volta de 1892, quando o engenheiro Antonio Corrêa da Costa, construiu na antiga fazenda Três Barras, um Porto Rústico de madeira para a exportação da Erva-mate.
Estrategicamente localizada às margens esquerda do Rio Paraguai, a cerca de 50 km da foz do Rio Apa, o Município logo atraiu o interesse de ricos comerciantes que viram no comércio de exportação e importação grande potencialidade de crescimento, fazendo da nascente Porto Murtinho o principal portal de entrada e saída de mercadorias.

Desde o inicio o Município tem se destacado no cenário nacional por ter sido palco de uma série de acontecimentos importantes para a história do País como a Guerra do Paraguai a Revolução de Getúlio VARGAS DE 1932 e de importantes atividades econômicas como o ciclo da erva-mate; do charque e do Tanino.
Dessa maneira Porto Murtinho tem atraído cada vez mais pessoas do Brasil e do Mundo interessados tanto pela sua importância histórica quanto pela importância econômica.
Sua localização estratégica, divisa com o Paraguai, a proximidade com importantes cidades turísticas como Jardim e Bonito, o Pantanal do Nabileque, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, cinco aldeias indígenas, Parque Municipal Cachoeira do Apa, fazem desse exuberante cenário, enorme mercado em potencial para cultura, turismo e negócios.

Nos últimos anos o Município vem sediando grandes eventos, destacando-se como um dos maiores centros culturais do sudoeste de Mato Grosso do Sul. Porto Murtinho é uma cidade onde turismo e negócio é particularmente desenvolvida. As construções Arquitetônicas e monumentos históricos construídos por toda a cidade, verdadeiros museus a céu aberto, são, de longe, o principal atrativo de uma indústria turística geradora de riquezas.
No turismo o Município vem focando a interação entre a população local e seus visitantes, tendo como objetivo central a expansão do turismo na região de forma equilibrada respeitando a natureza.

Hoje Porto Murtinho dispõe de uma rede hoteleira que oferece hospedagem de qualidade com uma rica variedade gastronômica. Segue ainda sugestivos passeios ecológicos, boa pescaria, passeio histórico cultural interessante, pois o Município conta com um Museu com o maior acervo do sudoeste do Estado. Uma volta pela cidade expõe a riqueza vivida pela população no auge da erva-mate, tanino e charque.
Mas, além de tudo isso, esta bela e hospitaleira cidade parece possuir algo mais. Suas belezas naturais que vão desde os camalotes, que podem ser vistos boiando nas correntezas do rio Paraguai, ou o vôo elegante das garças e tuiuiús a cortar o céu do pantanal, são capazes de ganhar o interior das pessoas para aí se tornar irresistível e explodir em emoções.

 Fonte: Braz Leon - www.portomurtinho.ms.gov.br