Heitor Miranda e Derley Delevati participam de reunião com vereadores
Uma situação inédita aconteceu na Câmara Municipal de Porto Murtinho, hoje (22).A presidente do Legislativo vereadora Sirley Pacheco, com apoio dos demais vereadores convidou o prefeito atual, Heitor Miranda dos Santos (PT) e o prefeito eleito nas ultimas eleições, Derley Delevati (PSDB) para participar de uma reunião para tratar de assuntos de interesse da população.
Dentre eles, informou Sirley Pacheco por exemplo, o acordo de transbordo e disposição do lixo junto ao Ministério Público Estadual, envolvendo os municípios de Jardim, Nioaque, Caracol, Guia Lopes, Bela Vista, Bonito e Porto Murtinho e tramitação e estudos para votação da Lei de Orçamento Anual(LOA).
“Estamos aqui para trabalhar pela nossa população, e estamos fazendo. O encontro, hoje, dos prefeitos, atual e eleito, Heitor Miranda e Derley Delevati aqui na Câmara com os vereadores demonstra, claramente, isso. São assuntos importantes, que irão refletir, especialmente, sobre maneira na nova gestão, e ainda poder informar o novo prefeito e permitir que o mesmo tenha acesso as matérias e faça sugestões, creio ser além de um posicionamento democrático, um ato de amadurecimento da classe política local” ressaltou.
Na opinião de Heitor Miranda a oportunidade dada pelo Legislativo foi válida, uma vez que os assuntos são urgentes e importantes.
“Como presidente do CIDEMA, eu tenho tratado há algum tempo sobre o grave problema do lixo na região sudoeste. Nós, conseguimos inserir os municípios de Porto Murtinho e Caracol dentro deste acordo de cooperação. Eu estarei por conta deste acordo firmado junto ao MPE, enviando esta semana um projeto de Lei a Câmara visando autorizar e regulamentar o envio do lixo até o município de Jardim, bem como a criação uma taxa de coleta, transbordo ” explicou Heitor Miranda.
O empresário Derley Delevati agradeceu o convite. Disse que foi um momento importante estar na Casa de Leis e conversar com atual prefeito e vereadores. Comentou ainda, que a problemática envolvendo o destino correto do lixo no município consta em seu plano de governo e que o mesmo e sua equipe já estão tratando deste assunto.
“A destinação correta do lixo é um problema mundial, e em Murtinho precisa de fato ser resolvido. A construção de um aterro sanitário em nossa cidade é inviável. Sou favorável à criação deste consórcio envolvendo os municípios do entorno, mas o que me preocupa são dos custos da taxa do lixo que será criada e a distância de Murtinho á Jardim, que pode inviabilizar todo o processo. Por isso, temos que estudar bem, de maneira especial, a questão econômica”, afirmou Delevati.
Quanto à tramitação da Lei de Orçamento Anual (LOA) prevista em R$ 67.400.000,00 (sessenta e sete milhões de reais) revelou ser um privilégio o mesmo ter recebido cópia do Orçamento e de ter a possibilidade poder discuti-lo junto ao poder Legislativo. Delevati adiantou que ele já havia realizado alguns estudos e pontuado algumas situações, inclusive que solicitou algumas alterações e remanejamentos na LDO aos vereadores.
“Algumas situações a gente já viu, e já promovemos alguns estudos e elaboração de emendas. Estamos elaborando um grande planejamento, em várias áreas e tentando adaptar nossas ações dentro da realidade do município e dos recursos que teremos para trabalhar. A população murtinhense pode esperar da gente muito trabalho. Somos sabedores das dificuldades, mas estamos muito otimistas e animados” afirmou.